Photobucket

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: moradores de favela ou asfalto acuados pelo medo

Como morador da comunidade da Cidade de Deus, tenho acompanhado todos os noticiários no que diz respeito aos acontecimentos de violência do crime organizado em resposta às políticas de segurança pública do nosso atual governador. Preciso muito saber de tudo, pois sou cidadão de bem e acredito que quem esta no "MEIO" desse fogo cruzado são pessoas como eu e que estão dentro das favelas e que não têm muita parcela de culpa por essa situação ou quem sabe nenhuma. O Rio de Janeiro é uma cidade com muitos contrastes sociais e desigualdades. Essas coisas geram o que estamos vivendo; isso é FATO em qualquer parte do mundo.

Ensino falido, saúde falida, segurança falida, estado FALIDO... Verdadeiro clima de guerra civil... O Rio de Janeiro hoje parece um BARRIL DE PÓLVORA. Creio que isso que esta acontecendo é só a PONTINHA do ICEBERG. Não estou querendo dizer que estou APAVORADO... Mas, tampar o sol com a peneira não é possível; Creio que "OS MAIORES FINANCIADORES E COLABORADORES" para essa situação (não estou dizendo que sou eu ou você) ainda não se deram conta do "MONSTRO" que criaram com toda essa desigualdade.

Outro fato é que estava vendo um telejornal e estava ouvindo a opinião de ANTROPÓLOGOS e SOCIÓLOGOS sobre a "REAÇÃO" violenta do crime, quando percebi que eles FOCARAM apenas o FATO dos CARROS e ÔNIBUS estarem sendo INCENDIADOS, ou seja, os ATOS TERRORISTAS, apenas isso; Todos só falaram dos CARROS... Aí eu pergunto: e as VIDAS? Não são importantes?

Muito se fala em UPP, UPA e etc... Mas eu encaro isso tudo como um verdadeiro "CARNAVAL POLÍTICO". Eu sou uma pessoa muito ROMÂNTICA, amo as coisas quando são feitas de "CORAÇÃO" e com "CARINHO" e com "AMOR ao PRÓXIMO" de VERDADE e sem interesses, seja lá qual for. Muita gente elogia essa política de segurança de UPP nas comunidades. Faltava policiamento? SIM, faltava, como falta na Zona Sul e na Zona Norte. Mas, NA REAL! Eu acho que isso é "ENXUGAR GELO". O problema não está dentro das comunidades. Ele está nas ESTRADAS QUE CORTAM O PAIS, NOS AEROPORTOS E NOS PORTOS... Tem que criar policiamento de verdade para esses locais também.

Já escutei dizer que o ROMANTISMO está fora de moda. Eu acho que é por isso que existem políticos, e que alguns deles vivem e se mantém na política pelas NECESSIDADES dos menos favorecidos. Isso me deixa meio pra baixo e com um sentimento de IMPOTÊNCIA em poder fazer pouco para que elas possam enxergar isso. NEGAR ENSINO DE QUALIDADE e SAÚDE DE QUALIDADE, acredito que sirva para manter essa situação.

Dia 23/11, estava lendo num jornal que o governador e o secretário de segurança SUSPENDERAM e CANCELARAM as FOLGAS dos policias e ainda sem certeza pretendem convocar os que estão de férias para trabalhar. E mais: além disso, remanejar os que trabalham em repartições públicas para as ruas, isso devido aos atuais acontecimentos. De IMEDIATO, isso passou despercebido quando li a notícia, mas quando fiquei sabendo de um caso de ABUSO DE AUTORIDADE (LEI Nº 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965), ou melhor, AGRESSÃO FÍSICA (tapas na cara de um jovem que portava maconha e ainda fez o mesmo comer a "DROGA"...??? -Estranho, droga não pode ser ingerida). Aqui na CDD por Agentes da Policia Militar pertencentes a UPP local é que CAIU A FICHA sobre essa atitude DESESPERADA do governador e do secretario de segurança e as "CONSEQUENCIAS" que isso vai trazer para os moradores de FAVELAS. Digo mais: os jovens que geralmente são os mais vulneráveis e mais visados para esse tipo de atitude, eu acredito que teremos "POLICIAIS MUITO MAIS TRUCULENTOS" por ai devido a isso.

Eu que sou um "Cidadão de Bem" sinceramente estou muito preocupado com isso e com a minha "INTEGRIDADE FÍSICA" e dos moradores da minha comunidade e de todas do Rio de Janeiro. Se essa decisão for para o mês de dezembro todo creio que a ESTATISTÍCA DE ABUSOS DE AUTORIDADE (estou falando "POR BAIXO") vão aumentar e muito. E tem mais: fico imaginando esses "AGENTES ARMADOS" com poucas HORAS DE REPOUSO em OPERAÇÕES NAS COMUNIDADES E NAS RUAS.

Enfim, enquanto o governo tenta organizar o caos para que até 2014 e 2016 a cidade esteja em plena ordem, vamos seguindo sendo reféns do medo e da insegurança sendo no ASFALTO ou na FAVELA. Creio que não temos mais pra onde correr.

Nenhum comentário:

Como voce descobriu esse Blog ?

Inscreva-se

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner